Desafios de um novo ano

Decidimos, com o início de um novo ano, adotar a nova grafia da Língua Portuguesa nas páginas do Jornal da Mealhada – o que, vulgarmente, se tem chamado Novo Acordo Ortográfico. Na presente edição a maior parte dos textos já respeita as orientações que, a partir de janeiro de 2009, foram assumidas como norma da língua portuguesa.
Não está em causa uma posição pessoal ou colectiva sobre o assunto, mas, simplesmente, a assunção da irreversibilidade do processo e da nossa própria adequação a uma nova realidade. O número mínimo de adesões de países de expressão portuguesa já foi alcançado, as escolas adotarão a nova grafia no início do ano lectivo 2011/2012, a administração pública adotá-la-á daqui a um ano e é já considerável o número de órgãos de comunicação social – escrita e televisão – que passaram a usar a nova grafia. De qualquer forma, o período de transição – durante o qual se aceitam as duas grafias – só termina em janeiro de 2015, o que permite uma adaptação progressiva da parte de todos.
Esta nossa posição, numa primeira fase, apenas se aplica aos textos escritos pelos redactores do Jornal da Mealhada. Os textos produzidos pelos nossos colaboradores – nomeadamente os de Opinião – serão publicados com a grafia que o próprio autor preferir. Mantém-se, tal como no que respeita aos conteúdos, total respeito e total liberdade.
A nova grafia não traz mudanças significativas – convenhamos. A supressão das letras que não se leem, a acentuação gráfica, a hifenização, o uso de maiúsculas e minúsculas serão regras que, dentro de pouco tempo, assumiremos como normais.
Acontece que nem sempre a pressa é aliada da perfeição e acontecerá que nem nós próprios nos damos conta de que não estamos a observar a nova regra. Desde já, pedimos desculpa ao leitor, solicitando a melhor compreensão.
Será mais um desafio, como outros que, certamente, nos aparecerão no caminho.
Bom ano!

Editorial do Jornal da Mealhada de 5 de Janeiro de 2011