“Baptismo e Ressureição”

Mensagem Quaresmal de SS Bento XVI, Papa, em 2011

A Mensagem do Papa aos católicos a propósito da Quaresma de 2011 intitula-se «Sepultados com Cristo no Baptismo, também com Ele fostes ressuscitados». Este título utiliza a frase da carta escrita pelo Apóstolo Paulo à comunidade de Colossos, na actual Turquia (século I).
Na mensagem, que AQUI pode ser lida na íntegra, o Papa sublinha “a importância do Baptismo na vida do cristão e a Quaresma, como ocasião para essa reflexão”.
«Um vínculo particular liga o Baptismo com a Quaresma como momento favorável para experimentar a Graça que salva», diz Bento XVI, num dos trechos da mensagem.
O Papa ressalta a relevância do Baptismo como sendo uma atual fonte de conversão: «O Batismo, portanto, não é um rito do passado, mas o encontro com Cristo que informa toda a existência do batizado, doa-lhe a vida divina e chama-o a uma conversão sincera, iniciada e apoiada pela Graça, que o leve a alcançar a estatura adulta de Cristo».
No texto, o Papa afirma ainda a importância da palavra de Deus como direção para viver «com o devido empenho este tempo litúrgico precioso. Para empreender seriamente o caminho rumo à Páscoa e nos prepararmos para celebrar a Ressurreição do Senhor – a festa mais jubilosa e solene de todo o Ano litúrgico – o que pode haver de mais adequado do que deixar-nos conduzir pela Palavra de Deus?».
«Queridos irmãos e irmãs, mediante o encontro pessoal com o nosso Redentor e através do jejum, da esmola e da oração, o caminho de conversão rumo à Páscoa leva-nos a redescobrir o nosso Batismo», assim termina a mensagem do papa Bento XVI para a Quaresma 2011.

____________________________