O Caminho que o Escutismo propõe aos adultos é de responsabilidade forte e assumida.
É um caminho perfeito, claro, aberto que requer apenas uma exigência: a de Ser Irredutível!

Irredutível na fé nos Jovens!
Irredutível na fé em Deus!
Irredutível na defesa de Ambos!
Irredutível no acreditar no Futuro!
Irredutível no Viver na Esperança e no Caminhar na Esperança!
Irredutível na disponibilidade e na convicção de que é Servindo os outros que se alcança a felicidade terrena e plena.

Um caminho de irredutibilidade que só pode ser um trilho de entrega, um

TRILHO DE CONFIANÇA!

Foi com o objectivo de fazer um novo caminho, de caminhar um novo trilho que aceitei integrar a candidatura – liderada pelo Chefe Liberto Maia – às eleições para a Junta de Núcleo Centro-Norte da Região de Coimbra do CNE para o mandato 2011/2014.

Um trilho novo, como disse, de tempos novos ao encontro de novas soluções para novos e velhos problemas. Um trilho ao encontro das novas necessidades dos nossos jovens e dos nossos agrupamentos. Um trilho ao encontro de novas ambições, de novos desafios, de superação de novas fronteiras e de outras barreiras. Um trilho cheio de vontade de Ir Mais Além, no Estar Alerta e no Servir.

Um trilho novo, mas seguro.
Porque é um caminho trilhado com as referências de Sempre.
Mesmo na penumbra ou na escuridão o trilho faz-se, porque os nossos olhos se adaptam às dificuldades e superam-nas. Porque as estrelas dos nossos antepassados estão sempre presentes no firmamento e nos guiam – como o Chefe Gomes, o Padre Abílio, entre muitos outros que nos guiam e que nós nem recordamos o nome.
Porque quando se está do lado Bom da Força, quando se trava o Bom combate, estamos sempre acompanhados por Jesus – “O Caminho, a Verdade e a Vida”.
Porque ao fazer este caminho ao Serviço dos Jovens é um trabalho de construção do futuro, uma obra que herdámos do nosso fundador, B.-P. e dos fundadores do CNE.

O Escutismo é, por tudo isto, um caminho de segurança, uma vereda de Verdade, uma vida de Serviço. É, no fundo, um Trilho de Confiança que queremos seguir, e fomentar!

___________________________