CONCELHO DA MEALHADA

20 anos depois…
PSD ganha eleições no concelho da Mealhada
Bruno Coimbra é deputado da Nação

O PSD foi, no país, no distrito e no concelho da Mealhada, o partido mais votado nas eleições legislativas do passado domingo, 5 de junho. Pedro Passos Coelho, o presidente do PSD já foi convidado a formar Governo e Bruno Coimbra, lusense, foi eleito deputado da Nação – candidatava-se em 7.º lugar na lista do PSD, que elegeu oito deputados. O concelho da Mealhada volta, assim, a ter um munícipe (o sexto desde o 25 de Abril) sentado no Parlamento Nacional, algo que não acontecia desde 2005.

A ANÁLISE DOS RESULTADOS

Apesar da vitória do PSD, a verdade é que o concelho da Mealhada não perde, de modo absoluto, o estatuto de território mais socialista do distrito de Aveiro. A Mealhada foi, com Castelo de Paiva, o concelho do distrito onde o Partido Socialista teve o melhor resultado.

O PSD foi o grande vencedor do concelho da Mealhada, numa eleição que foi de um grande deslize para partidos que em 2009 ocuparam o primeiro e o terceiro lugares das formações mais votadas. O PSD teve apenas mais 210 votos do que o PS, mas a verdade é que conquistou mais 1012 votos do que nas últimas legislativas, em 2009.

Já o PS, que desde 1991 era o partido mais votado em todas as eleições partidárias, perdeu 1038 votos face a 2009, altura em que já havia perdido mais de mil votos em comparação com 2005.
Outro dos grandes derrotados no concelho da Mealhada é o Bloco de Esquerda – que em 2009 foi a terceira força mais votada. O partido de Francisco Louçã perdeu mais de metade dos votos que tinha conquistado em 2009 e desceu para níveis muito abaixo dos que alcançara em 2005. De terceira força, o Bloco passou, na Mealhada para sexta, com votação inferior à da CDU.

A CDU teve um ligeiro aumento da votação. A coligação que junta Comunistas e Ecologistas teve mais 56 votos do que em 2009, mantendo o ritmo de crescimento que a CDU tem no concelho desde 2002.

O CDS é, agora, a quarta força politica do concelho, tendo conquistado mais 14 votos do que em 2009, mantendo, também, o ritmo de crescimento que vinha tendo desde 2002 (interrompido com uma quebra forte em 2005, que em 2009 recuperou).

Os restantes nove partidos candidatos tiveram no concelho da Mealhada uma soma total de 367 votos (3,7 por cento), um valor muito abaixo dos votos brancos ou nulos, que se cifraram em 499 votos (4,8 por cento da votação).

Se olharmos para as votações das freguesias chegamos à conclusão que foi a diferença de votos que o PSD alcançou na freguesia da Mealhada (279 votos, 13,4 por cento da votação) que permitiu a vitória concelhia. O PSD apenas venceu na freguesia da Antes, de Ventosa do Bairro e na sede do concelho, mas foi também nestas duas últimas que o diferencial de votos entre os dois maiores partidos – com vantagem para o PSD – foi maior. A diferença de votos em Ventosa foi de 136 votos (24,5 por cento).
O PS ganhou em todas as outras freguesias e nalgumas por uma margem quase mínima. Na freguesia de Barcouço, por exemplo – que alguém já chamou de “Aldeia Vermelha” – o PSD perdeu para o PS por apenas 10 votos (um por cento da votação). Na Vacariça, que já foi noutros tempos um bastião do PSD, os social-democratas perderam por apenas 25 votos (2,5 por cento da votação). A freguesia onde o PS mais vantagem teve sobre o PSD foi em Casal Comba. Nesta freguesia, o PS teve mais 101 votos do que o PSD (6,8 por cento).
A freguesia de Luso era um foco de atenção nestas eleições. Luso é a freguesia onde a diferença de votos entre o PS e o PSD costuma ser muito acentuada. Desta vez, com um candidato a deputado lusense, a diferença diminuiu acentuadamente e cifrou-se em 50 votos (3,8 por cento da votação). A este propósito lembremos que em 2011, o PSD conquistou em Luso mais cem votos do que em 2009.

A nível da abstenção pode dizer-se que votaram em 2009 mais 314 pessoas do que em 2011 – cerca de três por cento – colocando o concelho da Mealhada em níveis de abstenção idênticos ao total nacional. Só na freguesia de Ventosa do Bairro é que a abstenção foi superior a 50 por cento. A mais alta participação registou-se na freguesia da Antes.
Se compararmos os resultados da eleição de 2011 com as de 1999 e de 2002 – altura em que se verificava a candidatura de deputados do concelho da Mealhada – verificamos que a votação do PSD foi bastante mais significativa agora do que em 2002 (com a segunda candidatura de Breda Marques), mas bastante aquém da do PS 1999 (com a candidatura de Rui Marqueiro e Breda Marques).

(in JORNAL DA MEALHADA de 8 de Junho de 2011)

CURIOSIDADES ARITMÉTICAS

– Numa comparação com as eleições de 2009, percebemos que votaram nestas eleições de 2011, menos 314 pessoas. O concelho teve um aumento de 181 eleitores, mas, mesmo assim votaram menos 314 pessoas do que há dois anos.

Como referimos no artigo do Jornal da Mealhada:

O PS PERDEU 1038 votos.

O BE PERDEU 589 votos.

O PSD GANHOU 1012 votos

A CDU GANHOU 56 votos

O CDS GANHOU 14 votos.

Os Pequenos Partidos GANHARAM 119 votos

Votaram BRANCO/NULO + 110 pessoas

___________________________