Amanhã, 20 de dezembro, entre as 18h e as 22 horas, realizam-se as eleições para os corpos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada. Encabeço a unica lista candidata à direção da associação, para o triénio 2013/2015.

Confirmada a intenção de não recandidatura do actual presidente da direção, o senhor Abílio Semedo – que ocupa o cargo desde 2007 -, recebi da parte de alguns consócios e amigos a sugestão para me candidatar, em forma de desafio. Trata-se de uma responsabilidade de grande exigência e disponibilidade – ou não fosse esta a maior associação do concelho da Mealhada, responsável pela gestão e apoio a um prestigiado corpo de bombeiros com 85 anos de existência. Ainda antes de dar uma resposta, procurei constituir uma equipa que me acompanhasse. A tarefa de constituição da equipa correu muitissimo bem, provando a grande vontade em servir da parte das pessoas que convidei e isso deu-me um alento ainda maior para, a partir desse momento, liderar uma equipa.

Há, naturalmente, muito a fazer, até porque se trata de uma área social e comunitária (o apoio na Saúde e na Protecção Civil) que carece de muito investimento – o que não se revela facilitado nos dias de hoje – e que tem sofrido avanços e recuos (nomeadamente legislativos), que ainda não lhe dão uma completa estabilidade. Faremos o melhor que pudermos, certamente com o apoio dos sócios, dos bombeiros, dos anteriores diretores e de toda a comunidade que desde sempre tem acarinhado esta associação e o seu corpo de bombeiros.

Preocupar-nos-emos, em primeiro lugar, em dar ao corpo de bombeiros todas as condições para que possam cumprir a sua missão da melhor forma possível. Tal como eles, somos voluntários, que se oferecem para Servir os que Servem, para estar na retaguarda, garantindo que nada lhes faltará que ponha em risco o cumprimento da sua missão. Para isso teremos de trabalhar na angariação de fundos de financiamento, teremos de ir ao encontro das suas aspirações, teremos de servir de intermediário entre uma comunidade que precisa dos bombeiros, e que por isso precisa de conhecer o seu trabalho, as suas necessidades e os seus méritos.
A equipa da direção é constituída, ainda, por Nuno Semedo, que é candidato a vice-presidente, por Paulo Júlio Costa, Carlos Castela, Manuel Andrade Vicente, Filipe Rosmaninho Costa, Nuno Timóteo, Filipe Cruz e Frederico Marques Santos. Trata-se de uma equipa jovem e que conta com algumas pessoas que integram já uma segunda geração de mealhadenses servidores nos órgãos sociais da direção da AHBVM.Esta é a única lista candidata à direção. Nuno Silva Salgado recandidata-se a presidente da mesa da assembleia-geral – acompanhado por João Pega, Manuel Teixeira e João Peres. Bruno Peres recandidata-se ao Conselho Fiscal, acomapanhado por Manuel Filipe e Delfim Pereira. Abílio Semedo, ainda presidente da direção, integra a lista candidata ao Conselho Fiscal.

A todos os sócios dos Bombeiros lançamos o apelo para que não deixem de participar na votação, apesar de ser uma lista única. O apoio de todos será, com certeza, um alento importante para os bombeiros, acima de tudo, do interesse que a sua ação tem na comunidade.

AMANHÃ, CONTAMOS CONSIGO.