O Diário de Notícias fez hoje o seu 148.º aniversário, e convidou o Manuel Carvalho da Silva para dirigir a edição especial. Claro que o convite, mesmo que seja inocente (e que não tenha qualquer intenção de dar relevância ao ex-sindicalista profissional da CGTP-in, no eventual caminho para a liderança do PCP, candidatura à Câmara de Lisboa ou candidatura presidencial), não esperava que o professor universitário fosse ideologicamente independente na edição que ia dirigir…

A entrevista a Lula da Silva (páginas 6 a 8) é “uma escolha natural”, como diz o próprio MCS, que assina o texto. Não deixa de ser curioso o paralelismo da entrevista do sindicalista que quererá ser presidente ao sindicalista que foi e quer voltar a ser presidente…

O texto de Fernanda Câncio, “A China viu o futuro e é o Estado Social” é para rir! Diz a ex-primeira dama e jornalista alegadamente séria que “a China está no processo de aumentar salários e criar um Estado social”. Na página 60: “Empreendedorismo é mito”

Cronistas da edição de aniversário? Carlos Carvalhas (página 15), Pepetela (página 46), Tarso Genro, ex-ministro do Governo Lula e governador do Rio Grande do Sul, pelo PT (página 47), José António Griñan, ex-ministro do Trabalho do governo espanhol de Gonzalez, presidente da Andaluzia e presidente do PSOE (página 47), Pilar Del Rio (página 54), Mário Soares (página 86) e Boaventura Sousa Santos (página 87).  Manuel Clemente, bispo do Porto (página 42) para não ser demasiado esquerdoso?

O frente a frente entre Arménio Carlos e João Proença… parece ser a cereja em cima do topo do bolo, numa edição onde não uma foto sequer de Passos Coelho, Seguro e/ou Portas!
O DN de 29.12.12 parece desenhado para ser uma espécie de folhetim do “Congresso Democrático das Alternativas”, aquela organização de Alfredo Barroso e Vasco Lourenço abandonaram por estar a ser manipulado pelas cupulas dos partidos da esquerda radical…