Viagem internacional
Contigente da Mealhada na #ViagemInternacional2015

A dimensão internacional é um dos elementos fundamentais da formação escutista. O escutismo é uma fraternidade mundial e a consciência disso é determinante para que os jovens e as crianças tenham uma noção completa do movimento de que fazem parte.

Há, naturalmente, agrupamentos que conseguem garantir esta dimensão, através dos seus próprios meios. Conseguem organizar viagens a lugares relevantes – como Kandersteg -, realizam actividades de intercâmbio com agrupamentos de outros países, ou participam em actividades organizadas pelas instâncias internacionais como Jamborees mundiais ou europeus, MOOTs e RoverWays, por exemplo.

Mas também há realidades que não permitem este tipo de empreendimento, ou até permitindo optam por modelos diferentes. É assim, há muitos anos, com um número significativo de agrupamentos do Núcleo Centro-Norte da Região de Coimbra.

Em 2002 o Núcleo organizou uma viagem à Grã-Bretanha – com um itinerário que foi de Dover a Edimburgo, passando por Liverpool e depois por Glasgow, Manchester, Nothingham, Londres (com passagem por Gilwell Park) e depois Brownsea Island.

Em 2004 a viagem foi à Hungria, com passagem por Milão e pela Eslovénia – onde se participou, em Ilirska Bristrica, no acampamento nacional de jovens dos 14 aos 18 anos do país – até Budapeste, com passagem por Godolo, e regresso por Salzburgo, Veneza e Pádua.

No ano de 2006 a viagem do Núcleo foi a Cabo Verde, de cooperação com a Associação dos Escuteiros de Cabo Verde, na área da animação e formação. Um viagem com passagem pela Praia e pelo Tarrafal, na Ilha de Santiago, e ainda pela Ilha de São Nicolau, de São Vicente e de Santo Antão.

Em 2008 rumou-se a São Tomé e Príncipe, com intercâmbio e cooperação com a associação nacional local e especial cooperação com os escuteiros de Santana, Trindade e da própria cidade capital.

Tive o privilégio de participar em todas estas viagens.

Em 2010 ainda esteve organizada uma nova viagem à Grã-Bretanha, com o mesmo programa e itinerário de 2002, mas acabou por não se realizar por questões de ordem variada.

Em boa-hora houve da parte do Núcleo a vontade de retomar este tipo de projectos e na sexta-feira, 14 de agosto de 2015, dois autocarros saíram rumo às Ilhas Britânicas para realizar, então, esse mesmo itinerário de 2002. Uma viagem que vai ser, certamente, marcante para os escuteiros que visitaram os locais chave da fundação do Escutismo e da formação dos dirigentes, aproveitando para, também, conhecer a realidade do país e a cultura de uma tão importante nação da história mundial e do concerto das nações.

Boa Viagem.