marcial

As comunidades têm identidade, que as distinguem umas das outras. Por identidade poderá entender-se tudo o que permite um sentimento de união, de comunhão. O Marcial, Marcial Ferreira, o ‘Menino Mota’, é, efectivamente, um dos símbolos da comunidade mealhadense. Há um sentimento comum de carinho, de solidariedade, de amor para com ele, de modo a que ele é quase da família de cada um de nós – para uns será filho, para outros primo, irmão -. Para mim o Marcial será uma espécie de tio. Tem a idade do meu pai, sempre que me vê pergunta pela minha mãe e pelo meu irmão, é carinhoso e afável. Será como um tio.

Desde há 24 anos que o dia de aniversário do Marcial é assinalado na EPVL. Com um bife com batatas fritas e um ovo a cavalo e um bocadinho de arroz e um bolo de aniversário com o emblema do Sporting. Em 2014, no primeiro 7 de janeiro depois da minha posse como director-geral, o aniversário foi comemorado em 10 de janeiro, porque alguém pensou que eu não iria dar continuidade à tradição. Erro! Trata-se de algo de que a EPVL se orgulha muito, se mobiliza e assinala com Amor e Carinho. Já não houve contratempos em 2015 e agora, em 2016, preparámos a coisa até com mais pormenor.

O Marcial fez 58 anos. Mais do que o dobro da idade que os médicos diziam que duraria. Está gordo, precisa de medicação, devia ter mais cuidado com o que come, mas até esses excessos são gestos de atenção de alguém. É um dia de felicidade colectiva e por isso, aqui e hoje, lanço o repto de comemorarmos, todos, com pompa e circunstancia o 60.º aniversário, em 2018. Quem ajuda?

Nota: Coloquei a informação do Marcial no Facebook, para que ninguém se esquecesse de, passando por ele, deixar de lhe dar os parabéns. Este post teve 6 partilhas, 204 gostos e 41 comentários de parabéns. A foto já com o grupo de funcionários da EPVL, da festa, teve 16 partilhas, 9 comentários de parabéns e 148 gostos. Impressionante e um sinal claro daquilo que aqui disse.