Hoje é dia de São Francisco Bórgia.

Francisco Bórgia e Aragão (1510-1572) é o Duque de Gandia, de cuja Meditação, perante o corpo morto de Isabel de Portugal (filha do nosso primeiro rei Manuel e casada com o quinto dos Carlos de Espanha), imortalizou Sophia num dos mais belos poemas da Língua Portuguesa.

“Nunca mais servirei senhor que possa morrer” terá dito este santo Francisco, bisneto do Papa Alexandre VI, o Bórgia, e sobrinho-neto dos incestuosos irmãos César e Lucrécia Bórgia. Mais que Bórgia, Francisco santo jesuíta e piedoso foi Gandia e chorou a morte da sua imperatriz em palavras fortes de fraca esperança e franca angústia.

Isabel não era sua mulher nem sua amante. Isabel era sua Raínha. Francisco santo e Bórgia e Gandia era casado com uma outra portuguesa a quem emprenhou oito filhos e só depois da morte dela tomou o hábito negro e se tornou santo.

Não mais serviu senhor que pudesse morrer. Passou a servir ‘O Ressuscitado’ e foi coerente.

É santo. Por ter sido Grande de Espanha? Por ter engrandecido a Companhia de Jesus? Gandia podia ter sido Santo, apenas, por, em 1539, alegadamente ter dito uma frase que teceu Sophia num dos mais lindos poemas de amor.

Um poema que é uma linda Meditação sobre a Liderança, sobre ser Liderado e sobre o carisma que quem lidera pode ter sobre quem é guiado… guiado, sim, não empurrado!

[2428.]

Dia Vencido #14436