«A imagem da política é desmotivadora», dizia hoje a minha queridíssima amiga Odete Isabel no Diário de Notícias. Uma entrevista – que ‘não esconde a desilusão’ (palavras da entrevistadora) – enquadrada num trabalho mais amplo do DN, que na capa tem o título: «’Clubes de Homens’ impedem mulheres de liderar Câmaras».

O que já escrevi sobre este tema ao longo dos anos, dava para escrever um livro… já nem vale a pena dizer mais nada.

Odete Isabel, na lucidez de quem já conta oito décadas, na luminosidade de quem já perdeu muitas batalhas e apesar disso continua vitoriosa na Batalha final, não nega – antes comprova – o machismo que ainda vigora, mas coloca o foco no elemento essencial.

A entrevistada não o disse, mas digo eu (somos amigos, mas não concordamos em tudo): Acho mau as senhoras serem afastadas das listas, por serem mulheres, mas choca-me igualmente que elas sejam convidadas apenas para vender a ideia de que os partidos que suportam essas candidaturas são modernaços, que pensam fora da caixa ou que são pela igualdade. Igualdade é igualdade. Quando as mulheres são usadas para ‘enfeitar cartazes’ estão a ser igualmente manipuladas e desprezadas.

Mas como em todos os debates sobre as questões de género e de igualdade em Portugal, o mal está sempre nos outros… O melhor e o o pior está sempre nos maridos das outras…

[2478.] ao #15470.º