Ao som de «Cara Itália», de Ghali, 1856   – AQUI

[2492.] ao #15565.º

Depois do anúncio do Presidente da República, a mais relevante informação a reter é a dos resultados de uma sondagem sobre as Legislativas de 30JAN2022. E eis que hoje, no Jornal de Noticias se apresentam os primeiros dados – o barómetro de Outubro com a comparação a Julho’21.

E se é verdade que as sondagens andam pelas ruas da amargura – há muito que as contas não encontram verdade na realidade -, não é menos verdade que há uma verdade fundamental da politica que assevera que um Presidente que dissolve a AR não pode correr o risco de, depois das eleições, a distribuição de forças ser exatamente igual… Daí que, desta vez não nos restam grande hipóteses senão ir acompanhando as sondagens…

Normalmente as sondagens costumam sobrevalorizar o peso do Bloco de Esquerda e desvalorizar o CDS…mas mesmo assim, nos números do JN (ainda sem campanha nem se saber quem é o candidato a primeiro-ministro do PSD) o PS sozinho teria menos 0,3% votos do que toda a Direita junta (PSD + Chega + IL + CDS)… o que por si só já revela que a Direita não chega lá de maneira nenhuma.

Este tipo de resultados leva a tendências para o voto útil e daí que provavelmente a subida do PS pode observar-se. Mas lá está… ainda não se sabe qual o líder a levar a bandeira do PSD… e isso será, certamente, determinante. Vamos andando e vendo…