Mil Carateres #03 – Publicado no Jornal da Mealhada de 22DEZ21

[2512.] ao #15612.º

O que somos capazes de fazer pelos mais vulneráveis, diz mais de nós do que tudo o que formos capazes de dizer, de exibir, de defender.

Há poucos dias, vi no facebook uma foto de um casal que dormia na caixa de multibanco interior de um banco da nossa terra. Alguém tirou a fotografia e ‘postou’ uma mensagem em que mostrava a sua indignação pela situação. Curiosamente, não parece ter tido a coragem de perguntar às pessoas porque estavam ali, ou se precisavam de alguma coisa, ou fazer um telefonema para alguma instituição. Não. A indignação tornava-se suficiente, com a diligente foto e um comentário no facebook. 

Não há na citação desta situação qualquer espécie de crítica. Sei que não é fácil intervir e correr os riscos da reação. Não é confortável o mergulho que se faz nos problemas dos outros quando nos envolvemos. 

Mergulhar nos problemas do Outro, obriga-nos à Empatia. Obriga-nos a comparar a prioridade dele com a nossa, e escolher. E perceber que algo que não estava nas nossas prioridades se torna mais importante porque sana o problema mais grave do Outro, porque precisa mais, porque está vulnerável. De pouco vale ser simpático… ser empático é mais valioso. 

Feliz Natal! E proteja-se!