Mil Carateres #08 – Publicado no Jornal da Mealhada de 26FEV22

[2536.] ao #15679.º

Não há muito que um cronista de um jornal local de uma cidadezinha na outra ponta da Europa possa dizer sobre o facto histórico do momento para além de um profundo abraço de solidariedade a todos as crianças, a todos os jovens, a todas as mulheres e homens de todas as idades que residem na Ucrânia. A todos eles, independentemente da sua nacionalidade.
Não há nada que possamos opinar, porque a informação que temos não será a Verdade, mas tão só as versões que uma força ocupante clama e que uma força ocupada grita para que corramos em seu apoio.
Muito se tem escrito, muito se tem visto na televisão, mas a verdade é que a Verdade está muito longe de todas as opiniões. É claro que a posição da Rússia é intolerável e inconcebível, mesmo que a Verdade de tudo o que se está a passar ainda não nos seja completamente perceptível.
É difícil para nós compreender que a Europa – logo após uma pandemia devastadora – possa estar novamente mergulhada na Guerra. Achamos sempre que a Guerra é coisa de gente insensata, sem nada de positivo, que acontece em sítios longínquos e subdesenvolvidos. É triste perceber que não é assim. Muito triste.
Quero deixar um forte abraço e a minha total e completa solidariedade para com todos os nossos concidadãos de nacionalidade ucraniana que residem no concelho da Mealhada, bem como para com todos os que têm familiares na residir nos territórios ocupados ou próximos deles – nomeadamente na Moldávia e na Roménia.
Os nossos corações estão convosco. Hoje somos todos ucranianos!

* Somos todos ucranianos