Ao som de «Ó Vila de Olhão», por Zeca Afonso

[2528.] ao #15704.º

Hoje fui jantar à Casa Sete Estrelas – em Olhão – para provar Litão, um prato tipicamente olhanense e que é, por tradição, o menu da consoada. A companhia foi muito boa e animada e o ambiente do espaço (ali assistimos ao enervado Portugal-Turquia) é absolutamente espetacular – desde que não se digam ‘palavrões’ (como, por exemplo, o nome do clube que em Lisboa joga no Estádio da Luz).
Comemos o Litão com batatas em vinho branco… uma espécie de caldeirada. Tem sabor e génio, ou não se tratasse de um tubarão (também chamado de tubarão-gato-de-boca-negra)!
Litão de Olhão
Litão de Olhão
E por falar em tubarões… hoje foi dia animado no que toca a tubarões… A Invasão da Ucrânia fez hoje um mês – fez 29 dias, mas como fevereiro é mais curto, parece que fez um mês – e reuniu o Conselho Europeu, o G7 e a OTAN… os tubarões todos a fazer voz grossa…
O primeiro-ministro apresentou o Governo… estávamos a falar de tubarões?
E com tanta coisa nem tempo houve para comemorar – em condições – a Crise Académica de 1962, cujo inicio, com as comemorações não autorizadas do Dia Nacional do Estudante, fez hoje 60 anos! Ainda estamos a falar de tubarões?
‘Tô baralhado!