Mil Carateres #14 – Publicado no Jornal da Mealhada de 25MAI22

[2541.] ao #15766.º

Amanhã, 26 de maio de 2022, Quinta-feira da Ascensão, observa-se o feriado municipal da Mealhada. Desde 2016 que neste ocasião se celebra, também, o Dia do Município da Mealhada.
Pode ser entendido por alguns como sendo, apenas uma formalidade, ou um acontecimento festivo sem grande importância. Mas não é assim. No território do Concelho da Mealhada sempre coexistiram grandes diferenças – e há mais de trezentos anos amplamente fomentados e hipervalorizados – que tornam a coesão um dos principais problemas de um Município com 185 anos.
Há quem acredite, e provavelmente com alguma razão, que o Concelho da Mealhada é uma federação de freguesias. Isso é evidente no dia-a-dia, na decisão política, na apreciação que a comunidade – nas suas diferentes comunidades – faz de acontecimentos e de opções.
Bastaria para ilustrar esta falta de coesão a pergunta simples: Qual é o gentílico do habitante do Concelho da Mealhada? Se perguntarmos a alguém de fora, naturalmente responderá que é ‘Mealhadense’. Mas será que uma pessoa da Pampilhosa se considera um ‘Mealhadense’? Será que alguém que seja de Luso se identifica com a designação ‘Mealhadense’? Pessoalmente, do que conheço, acredito que não, que dificilmente o gentílico seria aceite – natural e inconscientemente -.
Muito há a fazer, então, no sentido de juntar estas comunidades no sentido de se constituírem como uma só comunidade. Há momentos em que se dão passos importantes, há outros em que os retrocessos são mais que evidentes. E muitas vezes esses retrocessos até se fazem sem noção do que estrago. Mas acontecem, de facto.
O trabalho que a Igreja Católica está a fazer neste sentido, com a Unidade Pastoral da Mealhada e sob a liderança do Padre Rodolfo Leite é valiosíssimo e está a construir mais em 2 anos do que em muitos anos de boas vontades dos decisores políticos. E esse trabalho deve ser apreciado e valorizado e visto como um caminho a ser trilhado por outras organizações – como as IPSS, por exemplo, como as associações de cultura, etc. etc -.
Viva o Município da Mealhada, Viva o Concelho da Mealhada (que como se sabe são coisas diferentes…). E vivamos nós que amamos esta terra de forma incondicional, nos seus defeitos e nas suas muitissimas virtudes.