Odorico Paraguaçu é um icone absoluto da política autárquica… É brasileiro, é certo. É um daqueles “coroneis” do interior brasileiro ou da Bahia com um discurso redondo e hiperadjetivado… Um brasileiro que tem tantos e tantos e tantos irmãos portugueses nas Câmaras, nas juntas, e, acima de tudo, em tantas Assembleias Municipais e de Freguesia deste país à beira-mar plantado.
Para quem gosta de política, Odorico Paraguaçu é mais do que uma personalidade, é um elogio profundo ao parolo, ao serôdio e ao bacoco da Politica. É uma metáfora absoluta e fantástica.
Sucupira é uma criação de Dias Gomes e Paulo Gracindo foi o corpo e a voz de Odorico ao longo de vários anos. A obra transformou-se em telenovela na década de 70, e depois em série, na década de 80, no Brasil e em Portugal…
No ano de 2010, Guel Arraes reeditou numa longa metragem, que depois foi levada à televisão em quatro episódios em janeiro de 2011. Espero que em breve seja exibido, também, em Portugal.
Para quem, como eu, não foi capaz de esperar pela vontade das televisões portuguesas em comprar a série, aqui estão os episódios no Youtube!

Digam lá que não é fantástico?

Em episódios:

Capítulo 1
1/3 – AQUI
2/3 – AQUI
3/3 – AQUI

Capítulo 2
1/2 – AQUI
2/2 – AQUI

Capítulo 3
1/3 – AQUI
2/3 – AQUI
3/3 – AQUI

Capítulo 4
1/3 – AQUI
2/3 – AQUI
3/3 – AQUI

Banda sonora fantástica:
ESTA TERRA – De Caetano Veloso sob um poema de
Jingle eleitoral de ODORICO PARAGUAÇU

___________________________________