Lobo e Urso

Caríssimos Amigo Urso,

Bem sei que há amizades improváveis. Dificilmente um Lobo se poderia tornar amigo de um Urso. Porque o Urso é forte, e o Lobo é táctico. Porque o Urso é fiel e o Lobo é estratega. Porque o Urso é despretensioso e o Lobo é ambicioso.

Mas a verdade é que nem sempre a probabilidade é relevante nas relações humanas.

E todos sabemos que há amizades que nascem de maneiras tortuosas… podem começar com mal-entendidos, acidez em relação a posturas ou comportamentos. Podem prosseguir para ódios latentes e antipatias sagradas. Dificilmente um urso deixaria um lobo infiltrar-se na sua gruta, ou partilhar as suas caçadas, ou um lobo deixaria um urso infiltrar-se na sua alcateia. É assim que as coisas são.

Mas a verdade é que há momentos de “sincronização” e a conjugação dos astros resulta numa amizade que pode escapar a todas as eventuais conjunturas e conjecturas. Há momentos definitivos, há telefonemas na hora certa, há desafios que se lançam no momento fulcral e que resultam nisso, em amizades perpetuas.

E há duplas de sucesso, que podem ir além da mera amizade. Os extremos atraem-se e a verdade é que o que falha a um pode estar no outro. E se chega à conclusão que nada acontece por acaso.

 

Nem que seja entre um urso e um lobo.