principezinho

Sou fã absoluto da história de Saint-Exupery, “O Principezinho”. Tenho vários exemplares do livro, o primeiro ganhei-o numa iniciativa qualquer na Escola Secundária, outros foram-me sendo oferecidos e alguns comprei porque os que tinha estavam a desfazer-se com o tempo. Foi com uma banda desenhada sobre “O Principezinho” que ganhei um Concurso Nacional de Literatura Juvenil, quando estava no 9.º ano – com a preciosa ajuda da professora Cesaltina Freire e o apoio da professora Graça Vilhena. Este livro é, portanto, fundamental para mim.

Quando há poucos dias vi a edição de coleccionador, vendida pela Visão e pelo Expresso, com anotações à margem de José Luís Peixoto, um escritor da minha geração, e com ilustrações de Hugo Makarov, fiquei maravilhado. Comprei-o e deliciei-me… a vontade foi logo comprar meia dúzia para que houvesse sempre algum que não se estragasse… Não fiz isso e hoje arrependo-me… devia ter oferecido um a cada um dos meus afilhados…

Trata-de de uma edição pouco menos que soberba. linda, mesmo. Inteligente, bela, forte, com sabedoria, elegância. Extraordinária. Brilhante.