Na encruzilhada, pela Democracia Representativa.

“Este é um tempo de sacrifícios, sem dúvida, mas também um tempo de grandes escolhas. Quando uma democracia se encontra numa encruzilhada, tem de se devolver a palavra ao povo e, depois, respeitar as opções que o povo decidir tomar”. As palavras são do Presidente da República e foram proferidas no discurso de evocação do 37.º aniversário da Revolução do 25 de Abril.
Na mesma ocasião o Chefe de Estado declarou: “A comunicação social desempenha neste contexto um papel essencial na informação dos cidadãos, devendo actuar com isenção e com independência. Não pode julgar que está excluída do compromisso de responsabilidade que o momento presente exige de todos. À comunicação social cabe informar com rigor os portugueses, não os iludir com o acessório em detrimento do essencial, competindo-lhe ainda contribuir para que o debate se centre nas soluções, nas ideias e nas visões de futuro”.
As eleições legislativas do próximo dia 5 de junho são, então, na opinião do Presidente da República o chamamento a um “compromisso de responsabilidade e de unidade, que tem como horizonte o futuro do País”. E à convocatória do presidente, o Jornal da Mealhada sente-se na obrigação de dizer presente. Sensíveis ao apelo do Chefe do Estado, delineámos o plano de acompanhamento jornalístico que faremos – nas próximas edições – da pré-campanha e da campanha eleitoral, que começa a 22 de maio e se estende até 3 de junho.
Assim, contactámos as catorze formações políticas que se apresentam a eleições no círculo eleitoral de Aveiro, no sentido de nos informarem de todas as ações de campanha que se realizem no território do concelho da Mealhada, ou que no distrito de Aveiro contem com a presença dos líderes partidários nacionais.
Procuraremos, ainda, entrevistar os cabeças-de-lista que se desloquem ao concelho da Mealhada, em campanha eleitoral. Endereçar-lhes-emos algumas perguntas – marcadas pelo ritmo dos acontecimentos políticos da campanha eleitoral e por aquilo que são questões concretas do concelho. Neste sentido, procuraremos endereçar algumas perguntas, também, aos candidatos naturais do concelho da Mealhada, ou nele residentes, que se apresentam a votos em lugar elegível.
Por fim, e para publicação na edição de 1 de junho, endereçaremos às catorze listas do círculo de Aveiro algumas perguntas concretas para a formulação das quais gostávamos de contar com o contributo dos nossos leitores (sejam eles eleitores ou não)!
Numa democracia que se quer participada não caberá apenas ao jornalista, ao chefe de redação ou ao diretor de um jornal a escolha das perguntas a colocar aos candidatos, a identificação do que é mais relevante para a promoção da qualidade de vida das pessoas. Numa altura em que, neste jornal, todo o cidadão pode ser repórter, queremos recolher o contributo dos nossos leitores na identificação dos temas que gostariam de ver tratados pelos candidatos, das perguntas que gostariam de ver respondidas por eles, e dos compromissos a assumir, com vista à resolução dos principais problemas.
Caro leitor, envie-nos a sua sugestão por e-mail – [email protected] – por fax ou por telefone (231 203 167), até ao dia 26 de maio. Acompanhando a sugestão deve seguir, também, o nome de quem coloca a questão e um número de telefone de contacto para esclarecimento de eventuais dúvidas que possam surgir. A redacção do Jornal da Mealhada seleccionará um conjunto de perguntas dos leitores, e as respetivas respostas serão publicadas na edição de 1 de Junho de 2011, com a identificação de quem colocou a pergunta — se a isso não se opuser.
Não perca a oportunidade de, através deste jornal, obter, as informações que poderão contribuir para que, nas eleições legislativas, votem na força política que propõe os projectos mais aliciantes ou que maiores garantias dá para fazer face aos problemas que, no entender do leitor, mais afectam a qualidade de vida da nossa comunidade.

Editorial do Jornal da Mealhada de 18 de maio de 2011

____________________________________