Comemorar o Dia do Pai no dia de São José só pode querer dizer que “Pai não é quem faz… é quem educa!”… Não resisto a, com todo respeito, e sem qualquer intenção herética e/ou pecaminosa, sublinhar as parecenças entre o José de Nazaré e o Anfitrião, marido de Alcmena, mãe de Hércules… mas enfim. Fica o testemunho de ambos.
Eu e o meu pai somos os dois ‘Carneiro’ de signo, eu faço anos a 26 de março e ele faz três dias depois. O mesmo é dizer que temos o mesmo feitiozinho prepotente e mandão de quem pensa que é o macho alfa num redil onde só pode haver um… e não dois (ou no caso três, que o meu irmão também é da mesma raça). Ao longo de muitos anos a relação com o meu pai foi sempre de choque frontal. Eu perdia sempre, porque bastava ele levantar a voz para eu me desfazer em lágrimas… mas enfim…
Hoje, eu ainda não sou pai e ele ainda não é avô… mas apesar das semelhanças amadurecemos e estamos mais próximos (frutos da vida). E talvez me seja mais fácil dizer isto aqui do que dizer-lhe cara a cara… Gosto de ti, apesar desse nosso feitiozinho… lixado!