Ontem, o Corpo Nacional de Escutas fez 88 anos. Bonita idade…

Foi, tambem, a altura em que a Secretaria Nacional Pedagógica da associação decidiu apresentar – para já apenas em versão online – o MANUAL DO DIRIGENTE. Trata-se de uma publicação do CNE, produzida no âmbito dos conteúdos programados para a implementação do Projecto Educativo do CNE.

Está acessível aqui:

Pelo facto de ter exercido responsabilidades nacionais entre Fevereiro de 2008 e Fevereiro de 2011, como coordenador da Equipa Nacional dos Pioneiros e Marinheiros, este foi um projecto em que me envolvi de corpo e alma e é com muita alegria e emoção que o vejo ver a luz do dia.

Este é, até agora, o maior e mais grandioso projecto em que me envolvi e me empenhei. Não o digo a título ou no âmbito escutista. Falo a nível pessoal, globalmente falando. E eu ate já estive envolvido na organização de atividades nacionais para mais de duas mil pessoas…

Empenhei-me neste livro com todas as minhas forças, desde o momento em que ainda não era mais do que um molho de textos avulsos – num encontro em Almada – que acabaram por ir todos para o lixo… até o que se vê hoje aqui e que está no prelo. Desde a forma como o conteudos são apresentados, a sistematização, a escrita de textos (escrevi a quase totalidade dos textos referentes a pioneiros e marinheiros) a revisão desses textos… a forma como as páginas aparecem aos leitores tudo… absolutamente tudo.

Este é um filho muito querido. E, arrisco-me a dizer, o meu filho mais amado. E é com orgulho (muita vaidade… se calhar até de mais) que hoje, a ti, te escrevo este mail para te dizer: Olha aqui o meu filho, vê como é lindo!

Podia ser melhor? Podia! Tem muitas falhas? Tem! Mas foi o melhor que se podia arranjar em três anos loucos de trabalho insano e inumano! E, acima de tudo, foi feito com AMOR verdadeiro. Foi feito DA MELHOR VONTADE. Foi feito a SERVIR, PARA SERVIR!

É um filho lindo, maravilhoso (o aspecto pode não agradar a todos, mas os pais acham sempre os filhos os mais lindos… e o que menos ME interessa é o aspecto).

Sou PAI dele! Não sou O PAI, sou apenas um dos PAIS e das MÂES dele. Na ficha técnica não estão lá os nossos nomes… mas esses nomes existem! Os pais não são todas as pessoas que escreveram para este livro – e são muitas. Há padrinhos (Pedro Duarte Silva, Rui Silva e Carla Simões). E há os pais, as pessoas que se chegaram a chorar por ele. E os nomes dessas pessoas são:

Nuno Cardoso, Hugo Carvalho, Rui Francês, Nuno Vieira, Diana Cardoso, Nuno Canilho e acima de tudo, a mãe maior, a parideira, por assim dizer, a pequena grande mulher que nunca desistiu nem se deixou desanimar nos momentos mais dificeis: MAFALDA FRADE!
(se calhar há quem ache que também aqui devia figurar, mas esta é a minha certidão de nascimento)

Olha aqui o meu filho, vê como é lindo!

Canhotas amigas!